quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Taxa anual de encargos efetiva global (TAEG)

A TAEG é a taxa que permite igualar o valor atual dos montantes de crédito utilizados pelo cliente com o valor atual dos pagamentos a efetuar pelo mesmo no âmbito de um contrato de crédito. Enquanto medida do custo total do crédito para o cliente, esta taxa, que é expressa em percentagem anual do montante total do crédito, constitui um importante elemento de comparação das ofertas alternativas de crédito. Para continuar a ler clicar aqui.


10 comentários:

  1. Conhecer bem a TAEG é fundamental para saber escolher qual o crédito que se adequa mais a uma necessidade. A TAEG é uma taxa e representa todos os encargos com o financiamento a cargo do cliente, sendo composta por: juros, comissões, seguros, despesas de processo e impostos.
    Concluo portanto que a TAEG é, na prática, o valor que a entidade financeira ganha ao emprestar dinheiro. Sendo então, no ponto de vista do cliente, quanto mais baixa, menor é o valor a pagar pelo empréstimo.

    Soraia Alves 2G24 n4083

    ResponderEliminar
  2. A TAEG pode ser fundamental para a escolha de um crédito. É nela que estão incluídos os juros e todos os encargos a pagar pelo cliente e que estejam relacionados com o crédito propriamente dito e que representem receita para o credor, nomeadamente comissões, seguros de vida, despesas de aberturas e impostos subjacentes.
    Na vertente do cliente, quanto menor for a TAEG melhor será para ele, pois irá pagar menos dinheiro pelo crédito.
    Para o Banco, quanto maior for a TAEG melhor será, pois irá ter mais ganhos com a operação de crédito.

    Ricardo Mendes 4061 2F24

    ResponderEliminar
  3. A TAEG é um elemento fundamental para os clientes escolherem um crédito.
    Na TAEG estão incluidos os juros, as comissões e todos os encargos associados ao crédito e outros encargos como os seguros obrigatórios e custos de manutenção de conta se for exigido.
    Para o banco quanto maior for a TAEG maior é o lucro do banco, enquanto que para os clientes se a TAEG for menor melhor para os clientes, pois pagariam menos de prestação.

    Rodolfo Dias 4063 2F24

    ResponderEliminar
  4. Quando se analisa uma proposta de crédito devemos ter sempre em conta a TAEG - Taxa Anual Efectiva Global, porque é precisamente neste item que estão incluídos os juros e todos os encargos a pagar pelo cliente e que estejam relacionados com o crédito propriamente dito, representando rendimentos para o credor, nomeadamente comissões, seguros exigidos pela obtenção de crédito, despesas de abertura e custos relativos à manutenção de conta, e ainda custos relativos à utilização ou ao funcionamento de meio de pagamento que permita operações de pagamento e de utilização do crédito. Além disso, a TAEG (um dos elementos que as instituições de crédito são obrigadas a divulgar ao cliente), inclui igualmente os impostos subjacentes ao contrato de crédito. O valor da mesma é apresentado em percentagem anual e visto ser uma medida do custo total do crédito para o cliente, constitui assim um importante elemento de comparação das ofertas alternativas de crédito.
    Mariana Rodrigues Nº4075

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

  6. A TAEG é a Taxa Anual de Encargos Efectiva Global. Na prática, trata-se de uma taxa que tem em conta todos os custos associados à contratação do crédito, ou seja, além dos juros e da duração do empréstimo, inclui, ainda, as comissões bancárias, os impostos, os prémios dos seguros, etc. Mas nem todas as instituições calculam a TAEG correctamente: “esquecem-se” de colocar todas as despesas inerentes ao processo de crédito.

    Ricardo Rito
    Nº4062
    2F24

    ResponderEliminar
  7. é um bom indicador para comparar o custo efectivo de um crédito ao consumo ou pessoal. Desta forma, num empréstimo pessoal, automóvel ou ao consumo com outra finalidade, deverá ser esta a taxa a analisar para comparar custos entre instituições. Estão incluídos na TAEG, Seguros obrigatórios, Juros, comissões, impostos e outros encargos do crédito.
    Raquel Sousa Nº4051 2F24

    ResponderEliminar
  8. A TAEG (Taxa Anual Efetiva Global) existe somente em Portugal, e representa o valor total (expresso em percentagem) a pagar pelo cliente (anualmente, sobre o valor emprestado) a uma entidade financeira, aquando da contratação de um determinado crédito.
    Na fórmula de cálculo da TAEG são incluídas as diversas variáveis do crédito (montante, prazo, taxa de juro), bem como os encargos iniciais e decorrentes do crédito, os respetivos impostos, seguros propostos e eventuais produtos associados que permitam gerar encargos para o cliente, sendo que, a TAEG varia de acordo com o banco ou instituição financeira.
    O cliente, através da análise da TAEG, pode comparar de forma mais eficaz, as diferentes propostas de crédito existentes no mercado, para as mesmas finalidades. Uma TAEG mais baixa representa um melhor crédito (mais barato) para o cliente.

    Tânia Mendes 2º G24 Nº4084

    ResponderEliminar
  9. A TAEG é um fator fundamental para quem procura o financiamento por crédito. Este poderá ser bastante vantajoso para as duas parte, sendo vantagens opostas. Na vertente do cliente quando menor a taxa melhor para o cliente, e quanto maior for a taxa melhor para a Instituiçao Bancária pois esta poderá obter maior retorno financeiro.

    Ricardo André
    N°4078 2°f24

    ResponderEliminar