terça-feira, 10 de novembro de 2015

Compliance

A palavra Compliance vem do verbo inglês to comply, que significa "cumprir, executar". Compliance, na prática, implica concordância. Tem como propósito acatar o espírito das leis, regulamentos, normas internas ou externas. Visa impedir o não cumprimento. É sinónimo de qualidade. Complaince não tem funções de fiscalização mas tem de criar controles que lhe permitam monitorizar as operações que a organização efectua. Deve certificar-se de que os colaboradores fazem o que devem. O objectivo é evitar falhas. Claro que é difícil existir uma organização à prova de falhas mas a preocupação de as evitar deve ser constante. Só assim se garantirá um desempenho de qualidade. Quem ganha com o desenvolvimento da Compliance? Os stakeholders, os interessados nos destinos da organização.

3 comentários:

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  2. Para o Banco a confiança nos processos, a transparência de procedimentos e ética profissional são fundamentais, pelo que, na sua estrutura organizacional o Banco
    dispõe de um Head of Compliance.
    Esta tem como missão manter um conhecimento profundo da actividade do Banco, identificar e aferir da aplicabilidade e impacto das disposições legais e regulamentares, internas e externas, em articulação com os demais órgãos do Banco e com a Administração; Difundir a cultura de controlo com o propósito de incentivar o cumprimento das leis e regulamentos; Transformar normas em procedimentos orientados para as melhores práticas bancárias, de acordo com o vertido no Código de Conduta.

    Ricardo Mendes 4061 2F24

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  3. Compliance advém do verbo inglês "To Comply" que significa "Cumprir", "Executar", "Satisfazer" e "Realizar o que lhe é proposto".
    Compliance consiste num conjunto de normas, leis e regulamentos internos e externos das empresas ou instituições relativamente a atividade exercida. Em diversas empresas e instituições existem também um Compliance Officer que tem como função garantir o cumprimento dos regulamentos vem como detetar evitar e tratar qualquer tipo desvio da inconformidade que possa vir a ocorrer.
    Compliance é uma obrigação individual de cada funcionário, compliance é responsabilidade de toda a organização.


    Adriana Guimarães nº4088 2ºG24

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