terça-feira, 3 de novembro de 2015

Central de Responsabilidades de Crédito


A Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) é uma base de dados, gerida pelo Banco de Portugal, com informação prestada pelas entidades participantes (instituições que concedem crédito) sobre os créditos concedidos aos seus clientes.  

A comunicação de informação ao Banco de Portugal é obrigatória para todas as entidades participantes e abrange todos os saldos de responsabilidades de valor igual ou superior a 50 Euros dos respetivos clientes.  
O Banco de Portugal centraliza mensalmente as responsabilidades de crédito, agregando, por devedor, os valores comunicados pelas diversas entidades participantes. Continuar aqui.

8 comentários:

  1. A Central de Responsabilidade de Crédito tem como principal objetivo apoiar as entidades bancárias e de financiamento na avaliação do risco da concessão de crédito. Assim, todos os clientes bancários que tiverem um crédito de valor igual ou superior a 50 euros têm o seu nome inscrito na CRC de forma a que todas as instituições possam analisar o risco de crédito.
    Nesta lista encontram-se todos os clientes que possuem informação positiva e informação negativa (incumprimento) no que toca ao crédito. Também consta a informação relativa aos encargos efetivos como é o caso do crédito à habitação, em que o cliente já utilizou o montante que tinha disponível e a informação relativa às responsabilidades de crédito potenciais, como por exemplo os montantes disponíveis mas não utilizados nos cartões de crédito.

    Miguel Aleixo 4057 2F24

    ResponderEliminar
  2. A central de responsabilidades de crédito (CRC) é uma base de dados que é gerida pelo Banco de Portugal com informação dada pelas instituições que concedem crédito.
    Todas as instituições têm que comunicar ao Banco de Portugal, mensalmente, as responsabilidades dos clientes com incumprimento de valor igual ou superior de 50 euros.
    O principal objetivo da CRC é apoiar as entidades participantes na avaliação do risco na concessão de crédito, permitindo-lhes aceder a informação agregada sobre o individamento de quem lhes pede o crédito.
    Os bancos so podem aceder a informação dos clientes com um pedido de concessão de crédito ou uma autorização para a realização dessa consulta.
    Rodolfo Dias n°4063 2F24

    ResponderEliminar
  3. A Central de Responsabilidades de Crédito (CRC), consiste numa base de dados no qual é controlada pelo o Banco de Portugal, onde se encontra toda as informações sobre créditos concedidos a clientes por parte das Instituições de Crédito.
    A CRC tem como objetivo apoiar e ajudar a entidades que vão conceder crédito a nível da avaliação do risco de um dado cliente como também a partir desta pode ajudar o Banco de Portugal a nível da supervisão das instituições de crédito e Sociedades financeiras, á análise do sistema financeiro.
    Os contéudos se encontram na CRC, podem visualizados pelas as pessoas que tem responsabilidades em seu nome de acordo com as leis.
    Tiago Ribeiro
    2f24

    ResponderEliminar
  4. A Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) é um sistema de informação gerido pelo Banco de Portugal, onde se encontra informação sobre as responsabilidades de crédito concedidas pelas instituições de crédito. Na CRC encontram-se informações relativas a particulares e empresas, comunicadas ao Banco de Portugal pelas instituições bancárias e de crédito. Entre as informações que aqui constam encontra-se a identificação do cliente, o montante das suas responsabilidades de crédito classificadas de acordo com a responsabilidade, o produto financeiro, o prazo original, o prazo residual, a situação de crédito e outro tipo de informação. O principal objetivo da CRC é apoiar as entidades participantes na avaliação do risco da concessão de crédito. Para o efeito, estas entidades podem aceder à informação agregada das responsabilidades de crédito de cada cliente.

    Ricardo Rito
    Nº4062
    2F24

    ResponderEliminar
  5. A Central de Responsabilidades de Crédito (CRC), é um sistema de informação (base de dados) gerido pelo Banco de Portugal, que tem como principal objetivo apoiar as entidades participantes na avaliação do risco na concessão de crédito.
    Nesta base de dados são centralizadas e difundidas todas as informações recebidas pelas entidades participantes (fundamentalmente instituições de crédito), acerca de todas as responsabilidades de crédito, efetivas (crédito à habitação) e potenciais (cartão de crédito), assumidas pelos seus clientes (qualquer particular, empresa ou outra entidade).
    A CRC contém informação de natureza positiva e negativa, isto porque todas as responsabilidades de crédito acima de 50 euros, contraídas no sistema financeiro, são comunicadas, independentemente de se encontrarem em situação regular ou em incumprimento. Não se trata, por essa razão, de uma “lista negra”.

    Tânia Mendes 2º G24 Nº 4084

    ResponderEliminar
  6. A central de responsabilidades do Banco de Portugal só veio facilitar a atribuição e decisão dos empréstimos tradicionais por parte das instituições financeiras.
    O banco recolhe muita informação para avaliar o risco que cada cliente apresenta, a central de responsabilidades permite dar a conhecer ao banco todos os crédito que o cliente tem, ou seja, todos os encargos que o cliente tem de pagar mensalmente.
    Mesmo que o cliente tente esconder a natureza dos seus gastos a CRC irá sempre desvendar essa mentira, apesar de tudo, a CRC, não só regista os resultados negativos, se o cliente tiver crédito potencial este também é registado na CRC.
    Concluindo, o Banco de Portugal ao desenvolver e manter atualizado a CRC é uma das maiores vantagens para as instituições de crédito e financeiras.

    ResponderEliminar
  7. A Central de Responsabilidade de Crédito (CRC) é uma base de dados gerida pelo Banco de Portugal, recebendo informações das instituições que concedem o crédito, sobre os créditos concedidos a clientes. O principal objetivo é apoiar as entidades participantes na avaliação ao risco na concessão. À informação sobre a responsabilidade de crédito pode ser utilizado para efeito de supervisão ou estatístico da estabilidade financeira. Qualquer pessoa tem direito de ser informada sobre o conteúdo do seu registo que existam na CRC, de acordo com as disposições constitucionais e legais que protegem o cidadão.
    Soraia Alves 2G24 n 4083

    ResponderEliminar
  8. O Banco de Portugal centraliza mensalmente as responsabilidades de crédito, agregando, por devedor, os valores comunicados pelas diversas entidades participantes.
    O principal objectivo da CRC é apoiar as entidades participantes na avaliação do risco da concessão de crédito, permitindo-lhes consultar informação agregada sobre o endividamento de quem lhes solicita crédito. Para tal, o Banco de Portugal disponibiliza às entidades participantes informação sobre as responsabilidades agregadas relativas ao crédito concedido aos seus clientes. Possibilita, igualmente, a consulta desta informação relativamente às pessoas singulares ou colectivas que lhes solicitem crédito, desde que tenham obtido destas um pedido de concessão de crédito ou uma autorização para a realização dessa consulta.
    Qualquer pessoa tem o direito de ser informada sobre o conteúdo dos registos que, em seu nome, existam em bases de dados no Banco de Portugal, de acordo com as disposições constitucionais e legais que protegem os cidadãos.

    ResponderEliminar