quinta-feira, 19 de novembro de 2015
Sabe quanto deve aos Bancos?
O ‘plafond’ do cartão de crédito, a prestação da casa ou do crédito do carro. Estes são exemplos de algumas das principais responsabilidades financeiras das famílias portuguesas. Mas será que conhece a fundo todas as suas dívidas? Se quer saber exatamente quanto deve aos bancos e a outras entidades financeiras basta dirigir-se ao site do Banco de Portugal e obter o seu mapa pessoal de responsabilidades de crédito. Para continuar clicar aqui.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A base de dados que contém informações sobre os créditos contraídos em Portugal é normalmente conhecida como a “lista negra” do Banco de Portugal. Na verdade, este sistema de informação gerido pelo Banco de Portugal chama-se Central de Responsabilidades de Crédito - CRC, e contém informações positivas (regulares) ou negativas (incumpridoras) das operações de crédito dos portugueses.
ResponderEliminarPodemos consultar o “cadastro” no Banco de Portugal, mais propiamente no site do Banco de Portugal, também é possivel através desse mesmo site decobrir se somos utilizadores de risco na lista do Banco de Portugal.
Saber como está a situação de crédito é bastante rápido, basta seguir os passos que nos são requeridos no site. Já retirar o nome da “lista negra” do Banco de Portugal é bastante mais complicado, exigindo muito esforço financeiro.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminaro crédito foi uma forma de aumentar o consumerismo mais do que propriamente o consumo,com as campanhas de marketing de produtos e serviços que nos parecem indispensáveis para viver e com a relativa facilidade de obtenção de credito tornou-se quase irresistível não pedir esse dinheiro extra e a desculpa de ter credito para emergências passou a ser uma capa para a verdadeira razão,isto é geral, o crédito serve para tentar satisfazer as frustrações de um português que quer ter tudo o que não pode e este não avalia o risco desta operação muitas vezes ate porque pensar no bem é muito mais apelativo do que no risco. só deve ter credito quem tiver maturidade suficiente para isso.
ResponderEliminarA CRC ( Central de Responsabilidades do Banco de Portugal), é uma ferramenta poderosa nas atribuições do crédito.
ResponderEliminarnão só serve para os indivíduos saberem os valores que tem atualmente em divida, mas serve também para os bancos saberem um pouco do historial e da realidade dos seus clientes.
É uma das formas de os bancos saberem os créditos que os seus clientes tem, não só no seu banco, mas como nos restantes bancos e financeiras (como por exemplos os cartões de crédito da worten ou da FNAC).
Assim, torna-se mais fácil aos bancos avaliarem o risco desses mesmos clientes, o que ajuda a evitar situações de crédito mal parado.
Claro que há fatores extras para as situações do credito mal parado, como por exemplo o desemprego ou uma situação de invalidez, mas com a ajuda da CRC, podemos evitar aumentar a taxa do credito mal parado
Tiago Ferreira 4085 2G24
Das várias segmentações do crédito, " o crédito ao consumo" é a principal causa para o sobre endividamento das famílias.
ResponderEliminarO sobre endividamento das famílias acontece na maior parte das vezes, porque estas, não sabem os créditos de que são possuidoras. Muitos dos portugueses viveram acima das suas possibilidades, pois estes achavam que tinham um maior rendimento disponível, o que não correspondia à realidade. Dados estatísticos do BdP, indicam que o crédito revolving é o principal causador do endividamento, pois este, é geralmente aplicado nos cartões de crédito, mas como este não é utilizado para a sua principal funcionalidade, na qual o utilizador não paga juros quando reembolsa a 100%, o que ira prejudica os clientes, pois as taxas de juro aplicadas a estes serão mais elevadas.
Por essa razão, foram criadas associações e ramos específicos para ajudar as famílias a gerirem o seu rendimento disponível e prevenir o endividamento.
Adriana Guimarães Sousa Leitão n°4088 2G24