quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Procrastinação

A procrastinação é uma disposição mental que leva a adiar e a evitar determinadas tarefas. Um estudante que adia a preparação de um teste ou um trabalhador que foge à execução de determinadas tarefas têm em comum a procrastinação. É um mal geral. Adia-se determinada tarefa e depois lamenta-se a ausência de tempo para a sua execução. É comum observar-se que as pessoas quem mais falta o "tempo" são as que mais dificuldade têm em estabelecer prioridades. A procrastinção não é preguiça, não é ócio. É ocupar o tempo com tarefas acessórias, negligenciando as importantes. É em resultado desta postura que na véspera de um importante compromisso se desata a fazer de forma acelerada o que deveria ser feito com calma, planeamento e rigor. O planeamento das nossas tarefas é, pois, essencial .

4 comentários:

  1. A procastinação pode se relacionar com clientes bancarios, isto é, há muitos clientes que sabem que teem uma prestação para pagar, por exemplo de um crédito, no final do mês gastam o dinheiro todo e depois andam a criar dividas para pagarem a prestação e quando nao conseguem deixam para o mês seguinte. Penso que a procastinação está presente nestes clientes, pois deixam para o mês seguinte o que podiam fazer no próprio!

    ResponderEliminar

  2. A procrastinação pode se relacionar com clientes bancarios, isto é, há muitos clientes que sabem que teem uma prestação para pagar, por exemplo de um crédito, no final do mês gastam o dinheiro todo e depois andam a criar dividas para pagarem a prestação e quando nao conseguem deixam para o mês seguinte. Penso que a procrastinação está presente nestes clientes, pois deixam para o mês seguinte o que podiam fazer no próprio!

    ResponderEliminar
  3. A Procrastinação para além de estar presente no cliente bancário também a podemos observar em parte em alguns funcionários da instituições bancárias. Estes, podem optar por resolver as tarefas mais básica colocando de lado funções que porventura eram mais importantes para o Banco.
    Com isto quero dizer, o funcionário pode arrastar uma aprovação de crédito, se isto efetivamente acontecesse o cliente poderia se fartar de esperar tentando o mesmo crédito noutra instituição financeira, e com isto o Banco perderia um cliente. Agora coloquemos este cenário num plano nacional, se todas as agências tiverem funcionários "preguiçosos" a quantidade de clientes que o banco perde acaba por ser assombrosa. Apenas dei o exemplo do crédito pois é um produto de elevada rentabilidade para o Banco, mas quando falo em crédito falo em qualquer produto/serviço que o banco disponibiliza.

    ResponderEliminar
  4. Procrastinação é definida como um ‘atraso voluntário de uma ação apesar das visíveis e negativas consequências futuras’. É optar por prazeres imediatos em vez de ter uma visão a longo prazo.Isto é, as pessoas preferem realizar os seus desejos de momento do que pensarem nos seus compromissos no futuro. No caso de um cliente bancário que tem crédito e não pensar na prestação que tem de pagar no final do mês e realizar as suas vontades momentâneas ira possivelmente endividar-se.

    ResponderEliminar