Melhorar a literacia financeira dos portugueses garante uma melhor qualidade de crédito dos Bancos. Vale a pena conhecer o "Todos contam" de recorrer ao crédito e ficar ciente que é importante avaliar a capacidade financeira para o reembolsar, ponderar os vários tipos de crédito e conhecer as suas principais características. No contrato de crédito, o cliente fica obrigado a devolver o dinheiro, acrescido de encargos. Para continuar aqui.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarUm nível elevado de Literacia Financeira, permite aos cidadãos tomar decisões informadas e adequadas às suas necessidades, nomeadamente no que respeita à gestão do orçamento familiar e à escolha de produtos financeiros, contribuindo para prevenir situações de sobreendividamento.
ResponderEliminarPaíses com uma cultura financeira mais evoluída (como Inglaterra), têm economias mais dinâmicas e Bancos mais rentáveis. Nestes países os Bancos lidam com clientes mais exigentes, mas que ao mesmo tempo, sabem o que querem, permitindo aos Bancos reduzir custos, já que muitos destes clientes optam pelos canais alternativos, pois são dotados de conhecimentos e confiança para utilizarem todas as potencialidades do sistema financeiro a seu favor.
É muito importante que todos os cidadãos adquiram cultura financeira ao longo da vida, começando o mais cedo possível, por exemplo, através das escolas.
Tânia Mendes 2ºG24 Nº4084
A literacia financeira é a capacidade de fazer julgamentos informados e tomar decisões concretas tendo em vista a gestão do dinheiro. A literacia financeira contribui para que os cidadãos tomem decisões informadas em aspectos da sua vida financeira como a gestão do orçamento familiar, o controlo da conta bancária e a escolha de produtos e serviços bancários adequados às suas necessidades, nomeadamente na aplicação de poupanças e no recurso ao crédito. A literacia financeira tem um papel importante no apoio, quer às decisões do quotidiano, quer às decisões financeiras mais complexas como a escolha de aplicações financeiras ou de crédito de longo prazo, contribuindo para a prevenção do sobre-endividamento.
ResponderEliminar