sexta-feira, 15 de janeiro de 2016
PARI & PERSI
Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI) é um modelo de negociação que tem como objetivo facilitar a obtenção de um acordo entre o cliente bancário e a instituição de crédito para regularização de situações de incumprimento, evitando o recurso aos tribunais.
Este modelo de negociação aplica-se à generalidade dos contratos de crédito celebrados por clientes bancários particulares, com exceção dos contratos de locação financeira.
Para saber mais.
Insolvência
Os devedores que se encontrem impossibilitados de cumprir a generalidade das suas obrigações já vencidas (artigo 3.º do CIRE). Tratando-se de pessoas colectivas ou patrimónios autónomos, se nenhuma pessoa singular responder pelas suas dívidas, pessoal e ilimitadamente, também se consideram em situação de insolvência quando o seu passivo for manifestamente superior ao seu activo. Para continuar a ler clicar aqui.
Incumprimento de Crédito
O incumprimento das responsabilidades de crédito ocorre quando o cliente bancário não paga na data prevista uma prestação do contrato de crédito que celebrou.
Os clientes com créditos em situação de incumprimento ficam sujeitos a penalizações e os seus bens podem ser penhorados.
O cliente bancário deve ter uma atitude preventiva, antecipando uma eventual situação de incumprimento. Caso antecipe dificuldades no pagamento dos seus encargos, deve alertar prontamente a instituição de crédito.
Para continuar a ler clicar aqui.
Literacia Financeira
Melhorar a literacia financeira dos portugueses garante uma melhor qualidade de crédito dos Bancos. Vale a pena conhecer o "Todos contam" de recorrer ao crédito e ficar ciente que é importante avaliar a capacidade financeira para o reembolsar, ponderar os vários tipos de crédito e conhecer as suas principais características. No contrato de crédito, o cliente fica obrigado a devolver o dinheiro, acrescido de encargos. Para continuar aqui.
quinta-feira, 7 de janeiro de 2016
A fine frenzy - whisper
Esta escolha é da minha responsabilidade. Espero que apreciem tanto quanto eu. Para ouvir é simples: clicar aqui.
Crédito scoring
O termo credit scoring é utilizado para descrever métodos estatísticos adotados para classificar candidatos à obtenção de um crédito em grupos de risco. A partir do histórico de concessões de crédito efetuadas por uma instituição de crédito é possível, através de técnicas estatísticas, identificar as variáveis sócio-económicas que influenciam na capacidade do cliente em pagar o crédito, ou seja, na qualidade do crédito da pessoa física.
Cavar um poço de 20 metro ou 20 poços de 1 metro?
Uma metáfora interessante que nos ajuda a compreender a importância da segmentação.
Pode ser lida neste site. Segmentar é agrupar clientes com necessidades semelhantes, em vista a responder de forma diferenciada a necessidades diferenciadas.
Sabe se o seu nome consta na “lista negra” da banca?
O Banco de Portugal disponibiliza, de forma gratuita, o acesso a uma base de dados que agrega toda a informação prestada pelas instituições bancárias sobre os créditos concedidos e os potenciais compromissos assumidos pelos clientes. O mapa de responsabilidades de crédito pode ser consultado por particulares e empresas. E também um instrumento fundamental para banca avaliar o perfil e o risco de cada cliente . Para continuar a ler clicar aqui.
Clientes Prestige
Os Clientes Prestige sabem que podem contar com soluções exclusivas para facilitar o seu dia-a-dia e, neste caso, vão poder poupar até 400€ na subscrição de um novo Plano de Saúde Médis ou Seguro Automóvel Móbis Para saber mais clicar aqui.
Garantias
Quando se recorre a crédito, a instituição procura garantir que o dinheiro que emprestou vai ser reembolsado. Para isso, pode exigir ao cliente mutuário do crédito que preste garantias. No crédito à habitação, as instituições solicitam normalmente que o mutuário dê em garantia o próprio imóvel que, desta forma, fica hipotecado a favor da instituição mutuante. Podem solicitar também a prestação de fiança. Para saber mais clicar aqui.
Direitos dos clientes bancários
O cliente bancário tem direito a ser esclarecido pela instituição de modo a que possa avaliar se o contrato de crédito proposto se adapta às suas necessidades e à sua situação financeira. Por isso, as instituições devem fornecer ao cliente informações pré-contratuais que descrevam as características essenciais dos produtos propostos e os efeitos específicos decorrentes dessas características, incluindo as consequências da falta de pagamento. Estas informações pré-contratuais devem ser entregues ao cliente bancário em suporte duradouro reprodutível e apresentadas de forma clara, concisa e legível.
Subscrever:
Mensagens (Atom)