quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Sabe se o seu nome consta na “lista negra” da banca?


O Banco de Portugal disponibiliza, de forma gratuita, o acesso a uma base de dados que agrega toda a informação prestada pelas instituições bancárias sobre os créditos concedidos e os potenciais compromissos assumidos pelos clientes. O mapa de responsabilidades de crédito pode ser consultado por particulares e empresas. E também um instrumento fundamental para banca avaliar o perfil e o risco de cada cliente . Para continuar a ler clicar aqui.

2 comentários:

  1. É conhecida como “a lista negra” do Banco de Portugal mas, na verdade, a Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) não é mais do que uma base de dados na qual consta não só informação negativa como positiva.
    No fundo, na Central de Responsabilidade de Crédito, do Banco de Portugal estão todas as pessoas, ou empresas, que tenham empréstimos superiores a 50 euros, o que não significa que figurem numa lista negra. Por isso, qualquer pessoa que tenha um crédito, mesmo que nunca tenha falhado um pagamento irá constar desta base de dados. Esta base de dados foi criada com o objectivo de apoiar as instituições financeiras na avaliação do risco da concessão de crédito, permitindo-lhes consultar informação agregada sobre o endividamento de quem lhes solicita crédito. Assim, a instituição poderá avaliar se a pessoa (ou empresa) tem capacidade para contrair mais um empréstimo – avaliando a taxa de esforço – e se tem os pagamentos em dia.
    A informação, por exemplo, de quais os bancos ou instituições onde tem os empréstimos não é facultada.
    Quem pode aceder?
    Podem aceder a este serviço os particulares ou as empresas. A informação disponibilizada apenas pode ser prestada ao próprio.
    A informação é pública?
    Não. A informação é confidencial. Particulares e empresas terão previamente de autenticar-se perante o Banco de Portugal
    Como fazer a consulta?
    Terá de aceder à página do Banco de Portugal. Irá encontrar informação relativa ao último período disponível.
    Como se faz a autenticação no Banco de Portugal?
    Os particulares podem autenticar-se através do Cartão de Cidadão ou das suas credenciais de acesso ao Portal das Finanças. As empresas só podem autenticar-se com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças
    Há troca de informação com o Fisco? O Banco de Portugal esclarece que as credenciais de acesso ao Portal das Finanças são utilizadas apenas para efeito de autenticação, não existindo qualquer outra troca de informação entre aquele Portal e o supervisor bancário.

    Jéssica Sousa nº4054 2F24

    ResponderEliminar
  2. A "lista negra" do BP (como é conhecida entre a população), não é nada mais nada menos do que a nossa conhecida e amiga Central de Responsabilidades.
    Esta informa-nos se existe, ou não, algum crédito a decorrer e respectivas prestações, se os clientes tem cartões de crédito entre outras coisas...
    A CRC tem como objectivo apoiar os Bancos na avaliação do risco da concessão de crédito.
    Qualquer pessoa tem o direito de ser informada sobre o conteúdo dos registos que, em seu nome, existam na CRC, de acordo com as disposições constitucionais e legais que protegem os cidadãos.
    A CRC por vezes pode enganar, pois esta não é actualizada diariamente mas sim mensalmente ou de 2 em 2 meses.
    Por isso é que a CRC não deve ser o único factor a ter em conta na concessão de crédito.

    Tiago Ferreira nº4085 2G24

    ResponderEliminar