quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Crédito scoring

O termo credit scoring é utilizado para descrever métodos estatísticos adotados para classificar candidatos à obtenção de um crédito em grupos de risco. A partir do histórico de concessões de crédito efetuadas por uma instituição de crédito é possível, através de técnicas estatísticas, identificar as variáveis sócio-económicas que influenciam na capacidade do cliente em pagar o crédito, ou seja, na qualidade do crédito da pessoa física.

11 comentários:

  1. O crédito Scoring é um sistema de apoio á decisão, baseia-se em critérios objectivos e visa a avaliação do processo de crédito a particulares, ou seja, através de uma serie de critérios de avaliação (como por exemplo o vinculo profissional, a idade, os rendimentos, o estado civil) existe uma atribuição de pontos, e a pontuação total do processo determina a aprovação, a ponderação ou a recusa da operação proposta.
    O Scoring é diferente de instituição para instituição, os valores não são normativos.
    Inicialmente este processo era feito por analistas/decisores o que originava uma avaliação subjectiva, pois o analista podia conhecer o cliente pessoalmente ou o dia poderia não estar a correr bem para a avaliação ser influenciada. Com vista a fazer sucumbir esta subjectividade e o tempo de espera de resposta, e também, com a expansão do negócio, a banca informatizou esse processo. Este desenvolvimento sustenta a massificação da actividade bancária respectivamente na concessão de crédito de particulares, ou seja, este desenvolvimento tecnológico ofuscou o trabalho manual realizado pelos analistas, que não deixaram de ser precisos, contudo, são apenas chamados para casos de reavaliação de Scoring.

    Ricardo Mendes
    4061
    2F24

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  2. O crédito scoring é um sistema ou modelo de apoio à decisão. Consiste num método estatístico usado para prever a probabilidade de incumprimento de um cliente. Existem dois tipos de Scoring, o de aceitação que é aplicado ao segmento de clientes e o Comportamento que é aplicado apenas a clientes do banco. Existem vários fatores que devem ser tomados em conta, como por exemplo, os dados profissionais, económicos, patrimoniais e pessoais. Para além disso, as políticas adotadas constituem um fator relevante. Se os bancos quiserem ser mais restritivos, dão pontuações limite mais baixas, se pretenderem expandir mais, utilizam pontuações mais altas, que variam de instituição para instituição e em regra, não são divulgadas ao público. Este modelo tem várias vantagens, é mais homogéneo, mais célere, mais objetivo, não requer especialistas e os custos são mais baixos. No âmbito deste sistema existem ainda dias para conhecer novos segmentos, como o “Open day”, onde todas as operações propostas são aprovadas.

    Miguel Aleixo 4057 2F24

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  3. o scoring é a melhor invenção para pré analise do cliente,só veio a facilitar o trabalho na banca se bem que cada instituição tem os seus parâmetros e pontuação. por outro lado existem instituições que utilizam este modelo e alteram dados de forma a ser aceite o credito portanto para alem de todas as vantagens que tem acresce mais esta de poder alterar certos dados a favor do cliente ou da instituição.

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  5. O Scoring é um método utilizado para auxiliar na aceitação de um crédito, uma vez que este permite saber se o cliente tem muita ou pouca probabilidade de entrar em incumprimento.
    Mas a aceitação do crédito depende muito da Instituiçao e dos parâmetros que esta utiliza, porque se pretender aumentar o numero de créditos vai dar pontuaçoes limite mais elevadas, mas caso nao pretenda o limite de pontos será muito mais limitado.

    Ricardo Pinto
    N°4078
    2F24

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  6. O Scoring é um método utilizado para auxiliar na aceitação de um crédito, uma vez que este permite saber se o cliente tem muita ou pouca probabilidade de entrar em incumprimento.
    Mas a aceitação do crédito depende muito da Instituiçao e dos parâmetros que esta utiliza, porque se pretender aumentar o numero de créditos vai dar pontuaçoes limite mais elevadas, mas caso nao pretenda o limite de pontos será muito mais limitado.

    Ricardo Pinto
    N°4078
    2F24

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  7. O crédito Scoring é um tipo de sistema de apoio á decisão, baseia-se em critérios objectivos e visa a avaliação do processo de crédito a particulares, ou seja, através de uma serie de critérios de avaliação (a idade, os rendimentos, o estado civil) existe uma atribuição de pontos, e a pontuação total da analise determina a aprovação ou a recusa da operação proposta.
    Este é um tipo de analise mais precisa do que apenas a opiniao do colaborador,é tambem mais rapida e mais pratica em relação a outros metodos.


    Bruno Meinedo
    nº 4050
    2f24

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  8. O crédito scorning consiste numa análise estatística à qualidade de crédito (risco de crédito) de inúmeros empréstimos de forma a criar ligação com futuros incumprimentos, avaliando detalhamento característica do mesmo, e as características dos clientes, partindo destas características podemos construir um modelo onde cada característica serve para estimar a probabilidade de um futuro incumprimento.
    Assim torna-se possível um determinada instituição financeira, determinar a probabilidade de incumprimento.


    Vanessa Gomes Nº4066 2f24

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. O Crédito Scoring é um método estatístico de análise de crédito utilizado pelas Instituições Financeiras, para preverem a probabilidade de um cliente (sendo este, potencial ou existente) entrar em incumprimento (Risco de Crédito).
    Existem elementos que devem ser tomados em conta, como por exemplo, os dados profissionais, patrimoniais, económicos e pessoais. As políticas adotadas pelo Banco estabelecem também um fator determinante, pois se os mesmos utilizarem um modelo mais restritivo, irão exigir uma maior pontuação para a conceção do crédito sendo que um cliente com pontuação elevada prevê um menor risco de incumprimento e consequentemente, uma melhor qualidade Creditícia.
    As principais vantagens são o facto de ser mais homogéneo, rápido e objetivo, trazendo menos custos para os bancos.

    Tânia Mendes 2ºG24 Nº4084

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  11. O Modelo Scoring é um método estatístico usado para prever a probabilidade de um cliente (potencial ou existente) entrar em incumprimento ou tornar-se insolvente.
    Para avaliar um cliente é necessário os dados pessoais, profissionais, económicos e patrimoniais. Também é necessário fontes de informação relacionados com o cliente, as fontes de informação são internas e externas.
    Um cliente faz uma proposta ao Banco, essa proposta é sujeito ao modelo de Análise Scoring onde poderá ser Aprovado, Recusado ou mesmo Reapreciado e neste caso o Analista intervém no modelo Scoring.
    O modelo Scoring tem como vantagens ser mais homogéneo, mais rápido, mais objetivo, tem menos custos e não cria expectativas.
    Patrícia Ribeiro n°4076

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