terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Planear o orçamento familiar

Elaborar o orçamento familiar é uma importante tarefa na gestão das finanças pessoais. Permite controlar melhor o dinheiro e planear o futuro com segurança e confiança. O primeiro passo é identificar todos os rendimentos e todas as despesas. Esta tarefa consiste em calcular quanto se ganha e quanto se gasta.
Este exercício permite determinar o saldo entre rendimentos e despesas. Esta avaliação da situação financeira deve dar particular atenção aos encargos com o pagamento de empréstimos que tenham sido contratados. Para continuar a ler clicar aqui.  

3 comentários:

  1. O orçamento familiar é uma importante ferramenta para avaliar e planear a gestão do dinheiro. Devesse procurar fazer o orçamento numa base mensal mas sem esquecer os custos anuais. O primeiro passo para elaborar um orçamento é avaliar a situação atual, ou seja, verificar quais são as categorias onde se gasta dinheiro, e os rendimentos disponíveis. É importante que os valores a colocar no orçamento sejam realistas, nem os rendimentos devem estar sobreavaliados, nem as despesas subavaliadas. Outro dos pontos que se deve ter em consideração quando se elabora um orçamento é reservar uma categoria destinada à poupança, por exemplo 10% do rendimento. Desta forma, para quem recebe 1000 euros corresponderia a colocar de lado 100 euros. Em Portugal, existem programas que ajudam a fazer a gestão e análise do orçamento familiar, um desses programas é o Boonzi. Permite fazer a importação de dados dos extractos bancários de forma rápida e segura, organizando-os por categorias. Depois apenas tem se de acrescentar à mão os valores que gastou em dinheiro vivo. Por fim, na elaboração de um orçamento é importante envolver toda a família, para que todos os membros fiquem comprometidos com os objetivos que pretendem definir.
    Mariana Rodrigues Nº4075

    ResponderEliminar
  2. A gestão das finanças pessoais começa com a elaboração de um orçamento familiar que é uma excelente ferramenta para organizar e disciplinar a vida financeira. Para essa gestão deve se ter em conta o que ganha e o que se gasta e tentar prever as despesas e as receitas que ocorrerão no futuro, tais como os Rendimentos como as Despesas.

    Patrícia Ribeiro n°4076

    ResponderEliminar