terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Cartões há muitos....


No ano passado, e de acordo com os dados do Banco de Portugal, existiam 18,6 milhões de cartões bancários a circular em Portugal. Ou seja, cada português tem mais do que um cartão bancário na sua carteira. Para continuar a ler clicar aqui.


6 comentários:

  1. Existem no mínimo 3 modalidades de cartões ( os pré-pagos, os de débito e os de crédito ) e todos eles tem diferentes características. Como está acima existiam 18, 6 milhões de cartões a circular em Portugal. Mas nem todos, apesar de estarem ativos, muitas das vezes nem são utilizados pelos seus titulares.
    Os cartões de débito são utilizados no nosso dia a dia.
    Os cartões de crédito cartões que tem um plafond acordo entre o Banco e o cliente, este quando é utilizado o cliente tem que pagar juros, caso não pague a 100%.
    Os cartões pré-pagos são cartões que o cliente carrega com uma determinado montante que depois poderá utilizar quando quiser.

    ResponderEliminar
  2. O cartão electrónico bancário e um meio de pagamento que transmite segurança ao cliente. É muito mais seguro transportar um cartão de multibanco ou um pré-pago do que transportar uma quantia de dinheiro. Mas muitas vezes o cartão não é visto como um meio de pagamento para acesso a uma conta , mas sim como uma forma de cedito rápido e eficaz. Por exemplo, o cartão de crédito , que como o nome indica , tem associado um pláfon disponível , é uma forma de transportarmos dinheiro que pode ser utilizado para uma despesa pontual a que nós não temos possibilidade de fazer frente com o nosso dinheiro . A quantidade de cartões de crédito que cada cliente tem deve ser determinada consoante o seu vencimento , pois se houver uma utlilizacao excessiva , o cliente vai acabar por contrair dívida.

    ResponderEliminar
  3. A sociedade portuguesa tem por hábito ter cartão para todos os locais que frequenta, para a farmácia, para o talho, para o super mercado, para o transporte público, para o banco, para a sapataria... Para cada estabelecimento em que entramos lá está o cartãozinho, para apresentar, para ter mais um descontozinho e supostamente economizar...
    De todos estes cartões, os bancários são os que, mais constam na carteira dos portugueses. Estes são, o rendimento ou endividamento, das famílias. Existem três tipos, o cartão de débito que está associado a uma conta de Depósitos à Ordem, a sua movimentação, é feita a débito através de compras em TPAs e movimentação em ATMs, os cartões dual, podem ser movimento a débito e a crédito, com movimentação idêntica aos CDs, mas com uma conta corrente caução associada, considerado assim também cartão de crédito. O cartão de crédito tem com principal função, fácil acessibilidade a crédito.
    Um dos cartões mais presentes na carteira dos portugueses é o cartão de crédito, e é este que causa o grande endividamento das famílias...

    ResponderEliminar
  4. Os cartões bancários são indispensáveis no nosso dia-a-dia, estes mesmos cartões conferem mais segurança e a sua utilização é simples e rápida.
    A grande conclusão que retiro desta noticia remete-se para o cross-selling dos variados contratos de crédito, uma instituição financeira ao contratualizar um crédito habitação consegue rapidamente fidelizar dois clientes com cartões de debito e cartões de crédito.
    Para além deste fator, é normal alguns clientes queiram mais cartões por uma questão social ou mesmo por necessidade. Normalmente o cliente utiliza 3 cartões- dois cartões de débito e um de crédito- um de débito para os gastos diários, outro cartão de débito para despesas relacionadas com a habitação e um cartão de crédito para gastos excecionais.

    ResponderEliminar
  5. Os cartões eletrónicos ou como por vezes é vulgarmente chamado de "dinheiro de plástico", são hoje em dia uma peça fundamental no dia a dia dos portugueses. Estes vieram substituir o dinheiro físico, salvando espaço na carteira e deram maior segurança as pessoas, em relação às notas e moedas.
    Isto porque é mais fácil roubar e utilizar o dinheiro físico do que usar um cartão. Isto porque tem um item que trás alguma segurança que é o PIN.
    Para além disso,há vários tipos de cartões e todos eles trazem diversas vantagens tais como o acesso a descontos, milhas para viajar, Cashback, entre outras vantagens.
    Dito isto, e normal que o número de cartões por português seja superior a 1.
    Neste tempo de crises, os portugueses (e não só), aproveitam os cartões para pouparem algum dinheiro e o acesso a crédito fácil (através dos cartões de crédito) para sobreviver a estes tempos difíceis.

    Tiago Ferreira 4085 G24

    ResponderEliminar