terça-feira, 27 de outubro de 2015

Euribor

A Euribor é a taxa de juro média dos empréstimos entre os bancos com maior volume de transacções monetárias nos mercados da Zona Euro.  Para continuar a ler clicar aqui. 

5 comentários:

  1. A Euribor é uma das principais taxas de referência do mercado monetário da zona euro. Indica a taxa de juros média dos empréstimos interbancários da zona euro. O cálculo considera as taxas dos 32 principais bancos europeus, excluindo-se os os 15% mais altos e os 15% mais baixos. Em Portugal as taxas Euribor são os indexantes mais recorrentes nos empréstimos à habitação, tendo um grande impacto quando estas taxas caem, pois permite que o custo do crédito diminua. Com isto os bancos e as outras instituições financeiras conseguem manobrar melhor as taxas de juro dos empréstimos.

    ResponderEliminar
  2. A EURIBOR ou European InterBank Rate é uma taxa variável. Esta normalmente é utilizada com o spread, também é usada em creditos. Esta taxa é formada pelos 32 principais banco excluindo os 15% mais altos e mais baixos. A Caixa Geral de Depósitos é o único banco português a participar nesta taxa. Desta maneira os bancos manobram melhor a margem de lucro que obtem com os créditos.Os 3 principais prazos para a EURIBOR que são: a 3 meses, a 6 meses e a 12 meses. Atualmente, a taxa Euribor a 3 meses está negativa desde 21 de abril.

    ResponderEliminar
  3. Euribor é a junção das palavras euro interbank offered rate. As taxas euribor baseiam-se na média das taxas de juros praticadas em empréstimos interbancários em euros por cerca de 25/40 bancos proeminentes europeus. Para a determinação das taxas euribor sao excluidos os 15 por cento das percentagens mais altas como das percentagens mais baixas relatadas todos os dias ás 11:00 horas (hora central europeia), as taxas de juros euribor são divulgadas e transmitidas a todas as partes participantes e imprensa. O nivel de taxas de juros euribor é em primeiro lugar obviamente determinado pelo volume de oferta e procura. Trata-se de uma taxa de juro do mercado que é formada por um grande número de bancos diferentes. A taxa euribor é considerada como a taxa de base para vários produtos de taxas de juros (derivados), como por exemplo, futuros de taxa de juros, swaps de taxas de juros e contratos de garantias de taxas.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. A Euribor existe desde 1999, o ano em que o Euro foi introduzido. Nessa época também já se publicava diariamente uma taxa semelhante chamada Aibor. Para além desta taxa, também existiam em vários países taxas de juros locais, como a PIBOR na França e a Fibor na Alemanha.
    O nível das taxas de juros Euribor é, em primeiro lugar, obviamente determinado pelo volume de oferta e procura. Trata-se de uma taxa de juro do mercado que é formada pela taxa de juros média dos empréstimos interbancários da zona euro. O cálculo considera as taxas dos 57 principais bancos europeus, excluindo-se os os 15% mais altos e os 15% mais baixos. No entanto existem uns fatores externos que influenciam em grande medida o nível da taxa de juro Euribor. Um destes fatores são as circunstâncias económicas, como por exemplo, o crescimento económico e o nível da inflação.

    ResponderEliminar